Confira as fotos do nosso Retiro Nacional de Páscoa de 2014 em Fortaleza  AQUI!

Igrejas da Comunidade Metropolitana

Somos uma comunidade de pessoas que compartilham do desejo de viver a mensagem de Jesus de forma a incluir, e não excluir; curar, e não ferir; pacificar, e não guerrear; encorajar, e não desanimar; libertar, e não aprisionar; incentivar a liberdade e criatividade de pensamento.

Home

Cruz ICM

Cruz ICM

 

 

 

 

Cruz ICM - Sinal do Cristianismo Reformado e Radicalmente Inclusivo. Saiba Mais...

Leituras Bíblicas

Liturgia

 

 

 

 

Acompanhem as leituras Bíblicas propostas pelo nosso Lecionário Liturgico.

Oração pela Família ICM Cuba

Continuamos firmes no propósito de oração pela Família ICM Ibero América. Desde o início desta campanha já conhecemos e oramos pelas Igrejas da Comunidade Metropolitana localizadas na República Dominicana, Argentina, Espanha, México.

Agora chegou a hora de voltarmos nossas orações para a Família ICM que se reúne em Cuba.

Uma Igreja Nascente

A Radical Inclusão no Amor de Jesus, principal proposta das ICM´s  no Mundo, iniciou em 2012 seus trabalhos na Ilha de Cuba.

Um pastor pentecostal, Audel Jimenez, sensibilizado com a dor das pessoas que não eram acolhidas nas comunidades cristãs tradicionais de Cuba, resolveu plantar na pequena Ilha a semente da Igreja dos Direitos Humanos.

Hoje Audel Jimenez é uma das principais lideranças da ICM na “Ilha de Fidel”, e nem mesmo o sistema ditatorial impediu que a semente de inclusão florescesse, crescesse e estendesse seus ramos a outros lugares.

De 2012 para cá a ICM já conta com duas Igrejas Emergentes em Cuba uma em Ciego de Avila e outra em Moron.

Veja fotos de nossa família em Cuba:

 

Jornada Intensiva de Formação para Lideranças das Igrejas da Comunidade Metropolitana na Ibero América

Há em todos os lugares pessoas que creem em coincidências, e outras que em tudo veem um sinal dos céus. A qual grupo você pertence?

Independente do grupo ao qual você pertença, contra fatos não há argumentos. Foi numa quinta-feira, 16 de outubro de 2014, quando a ICM da Região da Ibero América se reuniu para tratar do processo de formação de novos clérigos, REVEM, que a cidade de São Paulo registrou a maior temperatura dos últimos 31 anos. Os termômetros marcaram 39 graus. A jornada foi embalada por um “calorão” que se seguiu transformando a “Terra da Garoa” num verdadeiro forno de quinta a domingo. Os meteorologistas explicaram que se tratava de uma onda de calor, mas, em breve voltaremos a esta reflexão.

O conteúdo

O início das atividades, destinado especificamente para os candidatos a novos clérigos da denominação, foi marcado por densas explicações sobro processo de formação e pela rigidez do código de ética que é extremamente sério e que nos impressiona pelo crivo de liberdade nele contido.

Os candidatos a todo instante eram confrontados e desafiados a pensarem os “valores” incutidos na formação heteronormativa assimilada hipocritamente desde a primeira infância, contrastados pela verdade e liberdade proposta pela livre consciência da radical inclusão.

Houve quem se choca-se! É muito desconfortante não ter por base uma listinha de pode e não pode. Quem foi esperando por isso se frustrou. Na jornada como um todo um tema norteou as discussões “o dever de amar”.

Todos os conteúdos compartilhados, independente da língua, inglês, espanhol ou português eram facilmente assimilados pois eram permeados pela linguagem do amor.

O conteúdo foi denso, os dias puxados, os momentos de comunhão profundos, na adoração fomos um só coração. Nas plenárias divergimos, para encontramos o ponto em comum.

O corpo de Cristo

Várias línguas reunidas como em Pentecostes, e assim como foi no nascedouro da Igreja Cristã foi em São Paulo, todas as pessoas se entendiam. Foi engrandecedor ver a diversidade do Corpo de Cristo representada por cada irmão e irmã ali presentes.

Na pluralidade da família ICM encontramos a unidade de nossa família.

Chuva de bênçãos

E a jornada que começou com um calor escaldante terminou com uma chuva de bênçãos literalmente, e o clima abafado deu lugar a garoa típica de São Paulo. E assim foi nossa jornada.

Nas mãos do Oleiro

O nobre leitor pode então perguntar: mas, e o calor? Creio particularmente, que durante a jornada, cada pessoa que lá esteve se dispôs a ser como um barro nas mãos do oleiro. Como disse o Senhor a Jeremias, nós somos como um vaso novo em suas mãos.

Numa olaria depois de moldado pelo oleiro o vaso precisa se submeter ao calor da fornalha, ali ele adquire consistência e o processo é finalizado, tornando-o apto para ser usado da maneira que melhor aprouver ao Oleiro.

Durante a jornada inegavelmente São Paulo tornou-se uma grande fornalha, fomos modelados e postos no calor para sermos um vaso novo diante de Deus. A ICM Brasil, e os representantes de todos os países ali presentes foram moldados e selados como um vaso novo.

Estamos prontos, que venha o “Kairós – O Tempo Oportuno de Deus em nossas Vidas”, e que o Senhor nosso Deus nos encha segundo a sua vontade.

Eu sou do tipo que escolheu ver em tudo um sinal de Deus.

Acompanhe as fotos:

Sexta-feira

Sábado

Domingo

Outubro - Mês de oração pela Família ICM no México

Neste mês de outubro continuamos com nossa campanha de oração pela Família ICM da Iberoamérica. O México é o alvo de nossas intenções de oração especial. Outubro nos dará a oportunidade de orarmos por quatro Igrejas da Comunidade Metropolitana presentes no País, são elas: ICM Casa de Luz Monterrey, ICM Cristo En Ti, ICM Puebla, ICM Guadalajara.

Sobre o México

bandeira mexicoMéxico, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal localizada na América do Norte. O país é limitado a norte pelos Estados Unidos; ao sul e oeste pelo Oceano Pacífico; a sudeste pela Guatemala, Belize e Mar do Caribe; a leste pelo Golfo do México. Com um território que abrange quase 2 milhões de quilômetros quadrados, o México é o quinto maior país das Américas por área total e o 14.º maior país independente do Mundo. Com uma população estimada em 118 milhões de habitantes, é o 11.º país mais populoso do mundo e o mais populoso país da hispanofonia. O México é uma federação composta por trinta e um estados e um distrito federal (Distrito Federal). O México figura também como o segundo país mais populoso e rico da América Latina, em ambos os casos superado apenas pelo Brasil.

ICM Casa de Luz Monterrey


A fundação da ICM Casa de Luz, começou com a chegada do Rev. David Pettitt, missionário e membro da Ressurreição MCC (Houston, Texas) em 02 de janeiro de 1998.

rev. AlejandroDavid já viveu na Cidade do México e Guadalajara como um tempo de preparação, a aprendizagem da língua e da cultura, em constante oração sobre o chamado que Deus estava fazendo. Ele sentiu que a fundação de uma nova ICM era necessária.

Foi assim que nasceu a Casa de Luz que hoje é liderada pelo Reverendo Alejandro Gonzàlez (foto).

 

ICM Cristo En Ti

Em 7 de outubro de 2012, o primeiro serviço da Comunidade, uma comunidade que veio a procura de um lugar de adoração e louvor. Neste dia nasceu a ICM Cristo En Ti.

A Comunidade é liderada Antonio Enrique Nevárez Torres.

ICM Puebla

Raul de la Puente, o ICM líder da missão Puebla, originalmente de Veracruz e por muitos anos os moradores de Monterrey, descreveu-se como "um simples leigo que se sentiu chamado a começar algo aqui em Puebla e Deus o fez prosperar." Ele se encontrou com a ICM há 15 anos atrás e hoje ele mudou-se para Puebla para o trabalho da ICM em Puebla.

 

ICM Guadalajara

Este é um grupo cristão localizado em Guadalajara Jalisco México. A Comunidade acolhe lésbicas, bissexuais, heterossexuais, homossexuais, transgêneros e toda a diversidade humana. Juan Garcia é o líder pastoral da comunidade. 

Continuamos firmes em nosso propósito de oração pela família ICM. 

Crônica de uma vítima da homofobia

"Socos, pancadas, chutes... Bateram muito forte em meus olhos não consigo mais enxergar direito, mas consigo ouvir: praga, aberração, viado, vamos acabar com sua raça.

Sinto que de tanto apanhar estou perdendo os sentidos, mas não sei o que dói mais, as sacolas que estão me empurrando goela abaixo, ou o ódio que acabo de sentir me quebrando as pernas e os braços.

Na verdade o que mais me dói é pensar na minha família, na minha mãe, meu Deus ela está sendo destruída comigo.

Nunca fiz nada contra ninguém, qual meu crime? Por que me batem? Só porque sou gay?
Não consigo pensar direito são muitas pancadas misturadas com muitos insultos...

Mais sacolas empurradas pela minha garganta na tentativa de me calar... Estou quase morrendo, mas o meu grito vai ecoar por todas as redes sociais, e por todo o País.

Socorro! Estou sendo morto só porque SOU GAY.

Quase desfalecendo sinto que a homofobia que me mata, mata um pouco de cada homossexual do Brasil.

Até antes deste ato de covardia eu era um rapaz de 18, trabalhador, cheio de sonhos e um futuro promissor pela frente, pelo menos no que dependia de mim.

Mas pela brutalidade minha vida foi ceifada e milhares gays, lésbicas, transexuais, travestis e transgêneros também morreram um pouco comigo.

Minha morte representa a morte de minha família e de todos aqueles que me amam.
Quantos como eu terão que morrer até que se tome uma atitude?
Antes do meu último suspiro deixo meu grito: CHEGA DE HOMOFOBIA!"

João Antônio Donati, 18 anos, brasileiro e gay.

A ICM Brasil repudia este assassinato cruel e covarde e convoca a todas e todos para unirem forças para conter essa onda de Homofobia que tem assolado o Brasil.

Pagina 1 de 5

Assine para receber Notícias da ICM Brasil

RECURSOS

Entrar

45 anos de ICM

icm brasil

 

ICM 45 ANOSAs Igrejas da Comunidade Metropolitana comemoram em 2013, 10 anos de presença no Brasil e 45 anos no Mundo.

Saiba mais sobre a história da Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade Metropolitana. Aqui.

nossa tribo

Cruz ICM

 

ICM Brasil

ICM Brasil

 As Igrejas da Comunidade Metropolitana estão presentes em 14 cidades do Brasil, saiba como participar desta obra fazendo contato conosco. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ICM Delas

Delas

 ICM Delas – Grupo de mulheres das Igrejas da Comunidade Metropolitana. Venha participar de nossas atividades!

 

ICM em Ação

ICM Ação

 A ICM promove ações na luta contra o preconceito e a discriminação, nossa missão é construir espaços seguros de acolhimento e promoção dos Direitos Humanos.

Go to top