Confira as fotos do nosso Retiro Nacional de Páscoa de 2014 em Fortaleza  AQUI!

Igrejas da Comunidade Metropolitana

Somos uma comunidade de pessoas que compartilham do desejo de viver a mensagem de Jesus de forma a incluir, e não excluir; curar, e não ferir; pacificar, e não guerrear; encorajar, e não desanimar; libertar, e não aprisionar; incentivar a liberdade e criatividade de pensamento.

Home

Cruz ICM

Cruz ICM

 

 

 

 

Cruz ICM - Sinal do Cristianismo Reformado e Radicalmente Inclusivo. Saiba Mais...

Leituras Bíblicas

Liturgia

 

 

 

 

Acompanhem as leituras Bíblicas propostas pelo nosso Lecionário Liturgico.

Crônica de uma vítima da homofobia

"Socos, pancadas, chutes... Bateram muito forte em meus olhos não consigo mais enxergar direito, mas consigo ouvir: praga, aberração, viado, vamos acabar com sua raça.

Sinto que de tanto apanhar estou perdendo os sentidos, mas não sei o que dói mais, as sacolas que estão me empurrando goela abaixo, ou o ódio que acabo de sentir me quebrando as pernas e os braços.

Na verdade o que mais me dói é pensar na minha família, na minha mãe, meu Deus ela está sendo destruída comigo.

Nunca fiz nada contra ninguém, qual meu crime? Por que me batem? Só porque sou gay?
Não consigo pensar direito são muitas pancadas misturadas com muitos insultos...

Mais sacolas empurradas pela minha garganta na tentativa de me calar... Estou quase morrendo, mas o meu grito vai ecoar por todas as redes sociais, e por todo o País.

Socorro! Estou sendo morto só porque SOU GAY.

Quase desfalecendo sinto que a homofobia que me mata, mata um pouco de cada homossexual do Brasil.

Até antes deste ato de covardia eu era um rapaz de 18, trabalhador, cheio de sonhos e um futuro promissor pela frente, pelo menos no que dependia de mim.

Mas pela brutalidade minha vida foi ceifada e milhares gays, lésbicas, transexuais, travestis e transgêneros também morreram um pouco comigo.

Minha morte representa a morte de minha família e de todos aqueles que me amam.
Quantos como eu terão que morrer até que se tome uma atitude?
Antes do meu último suspiro deixo meu grito: CHEGA DE HOMOFOBIA!"

João Antônio Donati, 18 anos, brasileiro e gay.

A ICM Brasil repudia este assassinato cruel e covarde e convoca a todas e todos para unirem forças para conter essa onda de Homofobia que tem assolado o Brasil.

JORNADA INTENSIVA DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS

 jornada 2014

Estamos preparando um programa de altíssimo nível, destinado à formação de lideranças das Igrejas da Comunidade Metropolitana do Brasil e Cone Sul e pesquisadores de Religião, Diversidade Sexual e Ativismo.

Local: Auditório da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo: Rua Mauá, 51 - 1º andar - Luz - São Paulo-SP

Investimento R$80,00 Será emitido certificado de participação, com créditos para o Instituto Garner e Formação Continuada para Clérigos.

As reservas no Hotel Piratininga (exatamente em frente ao local da Jornada) podem ser feitas enviando e-mail para o Bruno, mencione o Evento com o período de sua reserva e seus dados pessoais para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Será praticada a tarifa especial para a Jornada de R$80,00 a diária com café da manhã.

Mais informações:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  Tel: (11) 2737 3998

Programa de Formação de Lideranças Leigas

Dias 17 e 18 de outubro

Inicio ás 9:00 de sexta-feira 17 de outubro, encerramento 16:00 do sábado dia 18 de outubro.

Programa de Formação para Candidatos ao Ministério Pastoral

Preparação para entrada e Vocação Pastoral

Entrevistas com candidatos

Dias 16, 17 e 18 de outubro

Inicio às 8:30 da manhã de quinta-feira dia 16 de outubro, encerramento 18:00 de sábado dia 18 de outubro.

 

Programa de Formação de Lideranças ICM Delas

Mulheres da Igreja da Comunidade Metropolitana

 O Programa será realizado na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e na Sede da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo de 17, 18 e 19 de outubro. Um programa de altíssimo nível.

 Objetivos:

Empoderar as mulheres da ICM (Brasil e Cone Sul) para tomar uma liderança mais ativa na Igreja e na sociedade.

Estimular o ativismo pelos direitos humanos das mulheres da ICM em no Brasil e Cone Sul

Apoiar a reflexão teológica a partir do ativismo e direitos humanos.

Programa:

Sexta - feira 17 de outubro – Boas vindas 16:00 - 22 (pausa para o jantar)

As nossas jornadas: dinâmicas de falar de nossos espaços de exclusão e de ver a nossa afirmação.

 

Sábado 18 de outubro - Na parte da manhã -

Primeira conferência: Teologia e Direitos Humanos – Ana Claudia Figueroa  Biblista e Teóloga

 

Segunda Conferência - Ativismo - Jandira Queiroz - Diretora de Ativismo Anistia Internacional-Brasil

Terceira Conferência -  Direitos humanos -  Anistia Internacional

 Quarta Conferência -  A partir do nacional ao global: Interconexões de Justiça Global - Rev Pat Bumgardner

 Domingo 19 de outubro Manhã

Para onde vamos?: Dinâmica para recolher nossas experiências e os nossos compromissos.

 

Revda. Mona West, Bispa da Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade Metropolitana.

 Revda. Mona West, Bispa da Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade Metropolitana.

 

Revda

 Revda. Pat Bumgardner, Pastora da Igreja da Comunidade Metropolitana de Nova York USA e Presidente do Instituto de Justiça Global da ICM.

 Margarita

 

 

 

 

 

Revda.Margarita Sanchez, Assistente do Bispo Hector Gutierrez, ativista negra e feminista.

 

bispo

 

 

 

 

 

Rev.Hector Gutierrez, Bispo da Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade Metropolitana.

 

 

Robert

 

 

 

 

Rev. Robert Griffin, Pastor da Sunshine Cathedral, Igreja da Comunidade Metropolitana, membro da junta de Governo da Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade Metropolitana.

 

 

 

 

Um mês de Oração pela ICM na Espanha


culto icm espanhaProjeto Mês de Oração pela Família ICM na ibero-América Neste mês de setembro a família ICM Brasil estará reunida com o firme propósito de oração pela ICM Pan de Vida, nosso braço da ICM na capital da Espanha, Madri. A Comunidade liderada pelo Diácono Alejandro ainda é como um bebê e precisa de uma série de cuidados em oração pelo seu crescimento e desenvolvimento. Há pelo menos dois anos a semente da radical inclusão do amor de Jesus foi plantada em solo espanhol. Sobre a ICM Pan de Vida A nossa missão é criar uma comunidade de fé, com base nos valores da fraternidade das ICMs do mundo. Enquanto Comunidade, pretendemos dar um alimento para a fé das pessoas e acolher todas aquelas pessoas que tem necessidades espirituais. A justiça social, a amabilidade e a vida com humildade diante de Deus é uma de nossas principais prioridades. Levando esperança com as pessoas mais necessitadas. Somos uma Igreja que proclama o amor inclusivo de Deus para todas as pessoas que orgulhosamente dão testemunho com suas vidas da integração de sua religiosidade e sexualidade. Os princípios básicos da inclusão são utilizados na Comunidade da Espanha com o objetivo de suprir as necessidades espirituais e comunitárias daquele País. A Igreja da Comunidade Metropolitana da Espanha é uma comunidade espiritual de pessoas com uma atitude positiva diante do segmento LGBT. “Nosso compromisso é ser uma Igreja não exclusiva, afirmativa e afetuosa”. A ICM Pan de Vida tem como o líder Pastoral o Diácono Alejandro.

Declaração da reunião de lideranças em Guadalajara

 “O Deus dos céus nos prosperará, somos seus servos/as, levantaremos e edificaremos…” Neemias 2:20a

guadalajaraA Equipe de líderes da Rede Iberoamérica, reunidos em Guadalajara México de 21 a 25 de maio de 2014 afirmamos a ternura acolhedora de Deus que nos chamou de distintos contextos nacionais e culturais para ser servidores/as de sua mensagem de amor inclusivo e transformador em Iberoamérica. Chegamos com a benção de nossas comunidades que nos acompanharam durante esta jornada com suas orações e com suas expressões de boa vontade. Esse entusiasmo e amor das igrejas e ministérios da Rede tem sido pauta do trabalho nos últimos anos, comprometidamente tem feito muito com pouco. É assim que as comunidades da Rede estão alcançando êxito em servir as pessoas mais vulneráveis, denunciar a discriminação contra as comunidades LGBT, elaborar material para a formação de lideranças, entre muitas outras coisas. Esse trabalho comunitário reafirma nossa liderança e nos faz abençoados/as

Não esquecemos que somos parte de um corpo mais amplo que também tem nos acompanhado. Reconhecemos o apoio do Conselho de Bispos/as, da Junta de Governo, nossa Moderadora, da equipe da denominação e não menos importante das centenas de congregações da ICM ao redor do mundo. Este comprometimento mediante orações, apoio financeiro e logístico nos faz afirmar: Somos ICM.

Como ICM abraçamos nossa transformação para assim transformar esse mundo injusto e desigual. Os caminhos para a transformação requer estratégias por isso durante esses dias estudamos o Plano Estratégico 2013-2018 e nos comprometemos a integra-lo a nosso trabalho. Com uma clara visão do chamado profético, retornamos a nossos espaços comunitários comprometidos a “construir comunidades eclesiais de vanguarda que exigem proclamar e promover justiça no mundo.”

A equipe de líderes da Rede Ibero américa foi nomeada a um ano pelo Bispo Rev.Hector Gutierrez, Membro do Conselho de Bispos/as e está integrado por:

Rev. Cristiano Valerio –  Brasil

Rev. Wilkin Lara – Caribe Hispano

Rev. Víctor Bracuto – América do Sul Hispana

Rev. Margarita Sánchez de León - Península Ibérica

Bispo Rev. Héctor Gutiérrez  - México e Coordenador de Líderes

Celebramos a oportunidade de uma reunião “olhos nos olhos” pois nos ajudou a fortalecer e a dar um foco comum a nossa equipe. Estamos criando as bases de nosso trabalho e com nossas decisões de perspectiva global, aumentamos as áreas de colaboração e alianças com cada um dos programas (OFLD, OCLH - , OO*) da ICM.

Entre as decisões mais importantes se destacam:

  • Compromisso em aumentar as igrejas afiliadas e emergentes na Rede.
  • Criar condições para fortalecer e promover igrejas saudáveis na Rede.
  • Criar documentos de formação contextualizados e pertinentes para Ibero américa.
  • Fortalecer e aumentar as lideranças treinadas para o ministério de incluso na ICM.
  • Criar e fortalecer as bases de uma prática de generosidade dentro das igrejas locais e para com a denominação.

Este compromisso das lideranças da Rede de Ibero américa ficou estabelecido como um ato litúrgico. Tomamos sementes de feijão (alimento comum para uma boa parte dos povos representados na Rede) como símbolo do processo iniciado, plantamos na confiança de que o Senhor das sementes e da terra, fará crescer e frutificar.

Com essa confiança regressamos para nossos países e nossos labores cotidianos… e quando o novo edifício da ICM ficar pronto, diremos como profeta Neemias: “Lembra-te de nós, ó Deus, para sempre!”

Equipe de Liderança Iberoamericana

Rev. Cristiano Valerio  Rev. Wilkin Lara

Rev. Víctor Bracuto Rev. Margarita Sánchez de León

Bispo Rev. Héctor Gutiérrez 

 

*OFLD - Escritório de Formação e Desenvolvimento de Lideranças, OCLH – Escritório de Vida e Saúde da Igreja, OO – Escritório de Operações

 

Pagina 1 de 5

Assine para receber Notícias da ICM Brasil

RECURSOS

Entrar

45 anos de ICM

icm brasil

 

ICM 45 ANOSAs Igrejas da Comunidade Metropolitana comemoram em 2013, 10 anos de presença no Brasil e 45 anos no Mundo.

Saiba mais sobre a história da Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade Metropolitana. Aqui.

nossa tribo

Cruz ICM

 

ICM Brasil

ICM Brasil

 As Igrejas da Comunidade Metropolitana estão presentes em 14 cidades do Brasil, saiba como participar desta obra fazendo contato conosco. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ICM Delas

Delas

 ICM Delas – Grupo de mulheres das Igrejas da Comunidade Metropolitana. Venha participar de nossas atividades!

 

ICM em Ação

ICM Ação

 A ICM promove ações na luta contra o preconceito e a discriminação, nossa missão é construir espaços seguros de acolhimento e promoção dos Direitos Humanos.

Go to top